
Suite Andy Warhol
{6 de agosto, 1928 (Pensilvânia, EUA) – 22 de fevereiro, 1987 (Nova Iorque, EUA)}
O mundo da Pop Art é levado ao extremo na Suite Andy Warhol.
Com um sofá vermelho e uma cadeira amarela, a suite tem um lado colorido e intenso, que contrasta com o escuro e cinzento dos seus tapetes e da parede da cabeceira.
As escolhas pela decoração da suite representam a crítica social que o artista fazia, com a sua arte, à sociedade consumista da época e ao culto exagerado às figuras públicas “Somos todos iguais e vazios”, dizia Warhol.
Por sua vez, as várias pinturas de retratos de Andy representam a sua expressão artística, enquanto que a da Marilyn Monroe, presente na casa de banho, ilustra umas das suas maiores obras.
Veja também os restantes quartos da categoria Suite: Vincent van Gogh, Albert Einstein, Aurélia de Sousa, Peggy Guggenheim, Amadeu de Souza-Cardoso, Jackson Pollock, Sigmund & Lucian Freud, Frank Lloyd Wright, Almada Negreiros.
Andrew Warhol foi artista, diretor e produtor americano, considerado uma figura líder no Movimento de arte visual Pop Art.
Os seus trabalhos refletem a relação entre a expressão artística, cultura de celebridades e a publicidade que floresceu na década de 1960.
Apesar de muito lembrado pelas suas pinturas nas latas de sopa Campbell e pela sequência de retratos de Marilyn Monroe, os seus trabalhos incluêm uma variedade de expressões artísticas, como pintura, serigrafia, fotografia, cinema e escultura.
Algumas das suas principais obras:
Corrente artísticas: Expressionismo Abstrato; Arte Moderna; Arte Contemporânea, Pop Art.
“Quanto mais amável eu sou, mais as pessoas acham que estou a mentir.” – Andy Warhol