Quarto Executive Eileen Gray
Quarto Executive Eileen Gray

Eileen Gray

EXECUTIVE- EILEEN GRAY

{9 de agosto, 1878 (Enniscorthy, Irlanda) – 31 de outubro, 1976 (Paris, França)}

 

CONHEÇA O NOSSO EXECUTIVE EILEEN GRAY:

 

O nosso boutique hotel Torel Avantgarde, localizado no centro do Porto, homenageia Eileen Gray num dos seus quartos da categoria Executive.

Através da cor branca presente no quarto, demonstramos o seu design clean e reto.

As mesas de cabeceira foram desenhadas por si, conhecidas como E1027. Estas mesas de cabeceira surgiram pela vontade de Eileen Gray de ter uma mesa que fosse possível utilizar em cima dos joelhos enquanto estivesse sentada, ou como uma mesa de cabeceira.

O tapete representa o seu design em verde e branco.

A cabeceira em rosa-claro, da cama double, representa o seu design feminista; enquanto que o tom cromático presente em elementos essenciais do quarto, como os candeeiros, foi escolhido por ser um material muito utilizado no seu design.

O quarto é comunicante com o quarto Executive Janis Joplin.


EXECUTIVE EILEEN GRAY:

  • 25 m2;
  • Comunicante com o quarto Executive Janis Joplin;
  • Cama double
  • Ocupação: até duas pessoas;
  • Oferta de café Nespresso e água durante toda a estadia.

 

Veja os restantes quartos da categoria Executive: Francis Bacon, Joan Miró, Kazimir Malevich, Robert Rauschenberg, Niki de Saint-Phalle, Charles & Ray Eames, Janis Joplin, Oskar Barnack, Ferdinand Porsche, Alberto Giacometti, Man Ray, Le CorbusierAnais Nin, Nikola Tesla. Astor Piazzolla e Maria Helena Vieira da Silva.


CONHEÇA A ARTISTA EILEEN GRAY...

 

Eileen Gray, uma das pioneiras do Movimento Modernista, é amplamente considerada como uma das arquitetas e designers mais influentes do século XX.

Durante as décadas de 1920 e 1930, tornou-se uma das mais importantes designers de interiores, tendo trabalho em colaboração com figuras notáveis do Movimento Moderno, como Le Corbusier e J.J.P Oud.

Na arquitetura modernista também deixou a sua marca, onde desenhou duas casas nos Alpes Marítimos, que ainda hoje em dia são consideradas os mais puros exemplos de arquitetura doméstica e de design de interiores da época.

 

Algumas das suas principais obras:

  • E-mesa E-1027;
  • Cadeira bibendum;
  • Poltrona dos dragões.

Movimento artístico:  Modernismo.

 

"Para criar, é preciso primeiro questionar tudo." – Eileen Gray