
Suite Peggy Guggenheim
{26 agosto, 1898 (Nova Iorque, EUA) – 23 de dezembro, 1979 (Camposampiero, Itália)}
No centro do Porto, o nosso Torel Avantgarde distingue esta colecionadora numa das nossas suites.
No nosso premiado boutique hotel do Porto, a Suite Peggy Guggenheim está frente-a- frente ao quarto de hotel Executive Deluxe Max Ernst, como símbolo do seu amor e união.
A sua riqueza é retratada através da glamorosa cabeceira feita de veludo; enquanto que as paredes brancas são uma analogia aos seus museus.
O retrato de Peggy, feito por Jorge Curval, representa a sua paixão pela pintura.
Veja também os restantes quartos da categoria Suite: Vincent van Gogh, Albert Einstein, Aurélia de Sousa, Amadeu de Souza-Cardoso, Jackson Pollock, Frank Lloyd Wright, Sigmund & Lucian Freud, Almada Negreiros, Andy Warhol.
Marguerite "Peggy" Guggenheim era uma colecionadora de arte americana, boêmia e da alta sociedade.
Nascida na rica família Guggenheim, em Nova Iorque, Peggy Guggenheim era filha de Benjamin Guggenheim, que caiu com o Titanic, em 1912; e sobrinha de Solomon R. Guggenheim, que estabeleceu a Fundação Solomon R. Guggenheim.
Peggy Guggenheim criou uma coleção notável de arte, do Surrealismo ao Expressionismo, na Europa e América, principalmente entre 1938 e 1946.
Exponha a sua coleção enquanto a construia e, em 1949, instalou-se em Veneza, onde morou e exibiu a sua coleção para o resto da vida.
A maioria das suas pinturas eram de Max Ernst, pelo qual era apaixonada, e de Jackson Pollock, ambos também exaltados no nosso hotel do centro do Porto, num Executive Deluxe e Suite, respetivamente.
Algumas das principais obras da sua coleção:
Correntes artísticas: Surrealismo, Expressionismo, Expressionismo Abstrato Americano (que impulsionou através do seu espaço).
“Eu era uma mulher livre muito antes de haver um nome para isso.” – Peggy Guggenheim