
Quarto Executive Maya Deren
{29 de abril, 1917 (Kiev, Ukraine) – 13 de outubro, 1961 (Nova Iorque, EUA)}
No nosso Torel Avantgarde, Maya Deren foi representada como artista criadora, num quarto Executive, com varanda e vista para a cidade.
O tecido de que é feita a cabeceira da cama double é no mesmo padrão do quarto Executive Royal Charlie Chaplin.
A forma de uma câmara de filmar encontra-se representada nos círculos dos candeeiros, em forma de projetores, uma alusão ao cinema.
Veja também os restantes quartos das categorias Executive: Nina Simone, Francis Bacon, Joan Miró, Kazimir Malevich, Robert Rauschenberg, Oscar Wilde, Niki de Saint Phalle, Columbano Bordalo Pinheiro, Charles & Ray Eames, Joseph Beuys, Janis Joplin.
Eleanora Derenkowskaia foi uma das mais importantes cineastas experimentais e promotoras empresariais da vanguarda nas décadas de 1940 e 1950.
Maya Deren, como era conhecida, também era coreógrafa, dançarina, teórica do cinema, poeta, oradora, escritora e fotógrafa.
Combinou os seus interesses em dança, Vodou haitiano e psicologia subjetiva numa série de curtas-metragens surreais a preto e branco.
Deren cria movimento contínuo através do espaço descontinuado, ao mesmo tempo que abandona as noções estabelecidas de espaço e tempo físico, com a capacidade de transformar a sua visão num fluxo de consciência.
Algumas das suas principais obras:
Movimentos artísticos: Video-dança e Cinema Experimental.
"O caminho de volta é sempre mais curto." – Maya Deren